Todo mundo acompanha os índices de
audiência auferidos pelo Ibope, mas quase ninguém conhece a metodologia
aplicada pelo instituto para apontar quais são os programas da tevê
aberta mais vistos no país. Pouca gente sabe, por exemplo, que os dados
minuto a minuto — aqueles que guiam as estratégias de atrações como o
Domingo Legal e o Domingão do Faustão — resultam de medição feita em
apenas 750 casas, todas na Grande São Paulo. Ou seja, neste caso, a
audiência que conta é a dos paulistas.
O instituto de pesquisa instala peoplemeters (
foto acima),
como é chamado o aparelho que registra todas as mudanças de canal, nas
residências escolhidas. Os números são transmitidos em tempo real, por
meio de radiofreqüência e linha telefônica, aos assinantes do serviço —
na maioria, emissoras, retransmissoras e agências de publicidade.
Segundo cálculo do Ibope (habitantes da região divididos pelo tamanho da
amostra), cada ponto de audiência equivale a 54,4 mil residências ou
176 mil telespectadores na Grande São Paulo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Já
a coleta regular de informações, que gera boletins diários, semanais e
mensais — portanto, excluindo o real time — é feita em 3.239 domicílios,
distribuídos com base nos dados do censo demográfico do IBGE e num
levantamento socioeconômico do próprio Ibope. Isso significa que, entre
as casas, há representantes de todos os sexos; de todas as classes (A,
B, C, D e E); e de todas as idades, a partir dos quatro anos. Mas a
medição só acontece na área urbana.
No fim da noite, os peoplemeters emitem um relatório com todas as mudanças de canal ao longo do dia (
clique no esquema acima para vê-lo em tamanho maior).
Para essa medição, há 750 aparelhos em São Paulo, 450 no Rio de
Janeiro, 300 em Belo Horizonte, 250 em Porto Alegre, em Curitiba, em
Salvador, no Recife e em Brasília, 220 em Fortaleza e em Florianópolis
(regiões metropolitanas).
Os donos das casas selecionadas para
receber um peoplemeter são remunerados com um "salário", por conta do
serviço prestado. O Ibope garante que renova 25% dos participantes da
amostra a cada ano — para evitar "vícios", como alguém sintonizar apenas
uma emissora em troca de dinheiro. Mas uma auditoria da Ernest &
Young verificou que algumas casas chegam a ficar cinco anos com um
aparelho.
O instituto divulga dois tipos de informação sobre a
audiência. A primeira, e mais conhecida, inclui no cálculo os aparelhos
de televisão desligados e é traduzida em pontos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Assim,
somadas as audiências de cada uma das emissoras da tevê aberta num
mesmo horário não se chega a 100 pontos (número máximo). Hoje, o
programa mais assistido é a novela Páginas da Vida (Globo), que registra
média de 51 pontos.
O segundo tipo de informação, chamado de
share, leva em conta somente os televisores ligados. Ou seja, o dado —
expresso em percentual — resulta da relação de domicílios sintonizados
em determinado canal com o número de residências com televisores ligados
no mesmo período. Complicado, não? De acordo com essa conta, a trama de
Manoel Carlos (
foto acima) alcança cerca de 70% de share.
Muitas
vezes, a medição feita pelo Ibope é contestada por emissoras que se
sentem prejudicadas diante dos bons números obtidos pela Globo. Sílvio
Santos, por exemplo, já liderou uma campanha para que outros canais
fundassem um instituto de pesquisa próprio, a fim de verificar um
suposto favorecimento à empresa da família Marinho.
O dono do SBT
chegou a bancar a criação e a manutenção do Datanexus. Resultado: os
números se mostraram compatíveis com os do Ibope, com poucas variações.
Sozinho na empreitada e sem conseguir provar um erro na metodologia do
concorrente, Sílvio decidiu abandonar o negócio um ano e meio depois.
Deixou livre o caminho para que o Ibope continue sendo o principal
responsável por influenciar o investimento de milhões em verba
publicitária e definir a programação da tevê brasileira.
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traduzindo, não adianta vocês ficarem sem durmir pois não afetam nada na Medição...