Com o lançamento feito nessa segunda-feira (26), “Boyfriend” deve ter uma grande estreia na parada Hot 100 da Billboard da próxima semana. De acordo com fontes da indústria, sugere-se que a faixa possa vender cerca de 400.000 downloads legais no final da semana de contagem, domingo, 1º de abril.
Caso a previsão seja concreta, o novo single de Bieber ultrapassa tranquilamente a consistente semana de “Never Say Never”, que conseguiu um total de 199.000 downloads e alcançou a quinta e maior posição para a música na parada Digital Songs do dia 5 de março de 2011. “Baby”, em sua semana de lançamento em janeiro, conseguiu a mesma quantidade de vendas.
De acordo com a Billboard, o resto dessa semana define qual será o destino de “Boyfriend”. Caso continue estável no topo do iTunes americano, é provável que consiga a melhor semana de vendas para um single neste ano, ocupando o posto de “Part of Me”, de Katy Perry, que vendeu 411.000 cópias há um mês.
Para a parada Hot 100 da revista, é contabilizado a audiência das rádios, vendas digitais legais da música e informação de execução, mas é muito provável que ela consiga uma estreia no top 5. A melhor posição que uma música de Bieber já alcançou na parada – entre as 21 que entraram – foi “Baby”, que teve seu maior início e pico na quinta posição, em fevereiro de 2010.
Scooter Braun publicou em seu Twitter que o novo single de Justin Bieber alcançou a primeira posição no iTunes em 31 países – incluindo o Brasil.
No entanto, a audiência inicial de “Boyfriend” nas rádios parece tão promissora quanto as vendas. Na contagem de crescimentos de Pop Songs, que mede o top 40 da audiência das rádios mainstream, a música já alcança o top 20 com mais de 800 execuções de primeira-semana, de acordo com a Nielsen BDS.
Caso a música continue bem nas rádios, será a primeira solidificação de sucesso do cantor no formato top 40 das rádios. Apesar dos 8 milhões de álbuns vendidos só nos Estados Unidos – de acordo com a Nielsen SoundScan – e seu poder de influência nas redes sociais – recentes 19 milhões de seguidores no Twitter -, as rádios top 10 sempre evitaram o canadenses.
Seu maior sucesso na parada Pop Songs foi com “One Time”, em 2009, que alcançou a 14ª posição. “Baby” chegou apenas à 16ª posição nessa mesma parada.
Com apenas dois dias de execução nas rádios, entretanto, “Boyfriend” pode ser “a música que preencha o que tem sido uma das poucas não conquistas – um sucesso nas rádios – na meteórica ascensão de carreira assim longa”, relata a Billboard. No seu primeiro dia de execução nas rádios, a música conseguiu uma audiência maior que 9 milhões – fato inédito em sua carreira.